Oficina de Educomunicação realiza encontro presencial em Ji-Paraná

Entre os dias 24 e 26 de maio, o Centro Diocesano de Formação de Ji-Paraná foi espaço de trocas de experiências e muito afeto no módulo prático de mídia sonora da Oficina de Educomunicação – Comunicação Popular e Alternativa, organizada pelo Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER) com apoio técnico-pedagógico do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio, Educação e Cidadania da Universidade Federal de Rondônia (REC/Unir).

Esse foi o primeiro encontro presencial da formação, que já teve 8 horas de debates e trocas online, nos meses de abril e maio, respectivamente, sobre produção de pautas e elaboração de conteúdo sonoro.

Durante três dias, cursistas de diferentes regiões do estado de Rondônia realizaram atividades de produção de pauta, entrevistas, construção de roteiros, locução e edição de produtos sonoros, como boletins informativos e reportagens com entrevistas.

As pautas desenvolvidas focaram nos temas da agricultura familiar e alimentação saudável, na perspectiva da 4ª Feira Estadual da Agricultura Familiar de Rondônia (FEPAF); participação social na elaboração e materialização de políticas públicas; e na campanha “Seu Voto Vale Vidas”.

Toda a produção resultou no programa sonoro “Radiojornal Educom”, de 13 minutos, com apresentação das pautas produzidas de forma autoral e colaborativa, com uso de celulares e software gratuito de edição de áudio. O programa será veiculado nas redes sociais do grupo REC(@rec.unir) e do IPER (@iper_amazonia).

Para a coordenadora do Grupo REC/Unir, professora Evelyn Morales, “as atividades coletivas de produção de pautas com ênfase na cidadania são importantes para a materialização da cidadania comunicativa e da democratização da comunicação, com a crítica qualificada dos meios de comunicação hegemônica e produção autoral de peças comunicacionais, com responsabilidade social”.

Os próximos módulos da formação serão desenvolvidos com objetivo de discutir produções audiovisuais elaboradas com uso de celular e aplicativos de edição gratuitos ou de baixo custo.

Daiane Alencar expressou sua satisfação com o curso, destacando o prazer em participar e a gratificante experiência adquirida durante o primeiro encontro presencial de educomunicação, ministrado pela professora Morales. Enquanto isso, Amanda Rodrigues descreveu o evento como uma experiência maravilhosa, ressaltando o valioso conhecimento adquirido e expressando gratidão pela oportunidade de participar do encontro. Ambas são funcionárias do IPER.

A Oficina de Educomunicação – Comunicação Popular e Alternativa tem como objetivo explorar e promover uma abordagem integrada entre educação e comunicação, reconhecendo a interconexão intrínseca desses dois elementos na sociedade contemporânea. É um espaço de formação política, de capacitação técnica e de afirmação do eixo de atuação comunicação popular e alternativa.