Neste último sábado, 25 de fevereiro, aconteceu a oficina sobre saúde e agroecologia com o tema “alimentação saudável e plantas medicinais”, no bairro Esperança, na cidade de Ji-Paraná. A atividade é uma parceria entre o IPER e Casa Edvirges/grupo Vida Nova, que traz a importância desta temática para o cotidiano das famílias no meio urbano e que fortalece a relação entre o campo e cidade.
O IPER neste triênio está com o projeto Farmácias Vivas cujo objetivo é incentivar os grupos acompanhados ao cultivo, fazer o uso e comercialização de ervas medicinais. Por isso, nesta oficina, os participantes conversaram sobre o cultivo e uso de ervas medicinais; o uso em chás e na alimentação; o cuidado nas dosagens e indicações de uso, bem como, o incentivo para o plantio nos quintais e a importância de consumir alimentos sem agrotóxicos para garantir a saúde e para se cuidar.
Na oportunidade, dialogaram sobre a Campanha da Fraternidade 2023 que tem como tema “Fraternidade e fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16), que incentiva as comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil.
No encerramento da atividade teve partilha e confraternização entre os participantes que entende a solidariedade e a fraternidade como elemento fundamental contra a fome. Ainda como símbolo de luta e comprometimento desta causa, as famílias receberam alimentos sem veneno proveniente da agricultura familiar camponesa.