Promovendo a Biodiversidade: Oficina de Meliponicultura no Sítio Simplicidade

No dia 21 de abril de 2024, o Instituto Padre Ezequiel, em parceria com a Rede Semear, realizou uma oficina temática sobre meliponicultora, com assessoria e contribuição de Altair Pozzebon. O encontro ocorreu no Sítio Simplicidade, localizado na linha Sete de Setembro, em Espigão do Oeste. Participaram integrantes da Rede Semear e representantes dos grupos Bem Viver e Saúde que Vem da Terra, de Cacoal. Foi um dia repleto de troca de experiências, mudas, sementes e reflexões sobre a realidade que enfrentamos na luta pela terra, pelo meio ambiente e contra os agrotóxicos.

A temática principal foi a criação de Abelhas Sem Ferrão (ASF). Discutiu-se a importância das abelhas para a preservação da biodiversidade e para a produção de alimentos, bem como a ameaça que o uso indiscriminado de agrotóxicos representa, contaminando o solo e a água e sendo um dos principais responsáveis pela mortandade de abelhas no país.

Na Amazônia, existem aproximadamente 144 espécies de Abelhas Sem Ferrão, responsáveis pela polinização de 70% das árvores. Infelizmente, essas espécies estão sendo extintas devido ao desmatamento e às queimadas. Na parte da tarde, foi realizada uma aula prática em duas colmeias de Uruçu Boca de Renda, onde foram explicadas as técnicas de manejo e cuidado para o fortalecimento dos enxames.

O Instituto Padre Ezequiel Ramin e a Rede Semear vêm desenvolvendo um trabalho de formação sobre apicultura e meliponicultura desde 2023, com a realização de várias oficinas de formação, além de atividades práticas e de multiplicação de enxames.