No último dia 12 de setembro de 2023, o Instituto Padre Ezequiel Ramin – IPER participou da assembleia designada a eleger as organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do estado de Rondônia, também conhecido como CONEDCA . Este importante evento ocorreu por meio de uma reunião virtual.
O Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, como instância permanente e democrática da sociedade civil, tem como missão central a garantia da efetivação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Para atingir esse objetivo, o Fórum se empenha na proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas, além de mobilizar a sociedade em busca da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária.
Para tornar isso uma realidade, periodicamente, é realizada reuniões e assembleias destinadas a compor os espaços de controle e elaboração de políticas públicas. Nesse contexto, um edital foi emitido convocando as organizações da sociedade civil a participarem do processo de escolha dos representantes que comporão o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia, o CONEDCA.
Durante a assembleia, as associações presentes tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação de seus trabalhos no campo dos direitos da criança e do adolescente. Em seguida, prosseguiu-se com o processo de votação, conforme as diretrizes determinantes no edital. Cada associação teve direito a 9 votos, e esses votos foram devidamente registrados por escrito no chat da reunião virtual.
Ao final do processo de votação, as associações foram eleitas de acordo com a quantidade de votos recebidos. A lista das organizações eleitas é a seguinte:
Arquidiocese de Porto Velho
Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia
Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia
Conselho Regional de Serviço Social de Rondônia
Instituto Padre Ezequiel Ramin
Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região
Comunidade Antidrogas de Cerejeiras
Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Rondônia
Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia
Além das organizações titulares, também foram eleitas associações suplentes que, em caso de necessidade, ocuparão o lugar das titulares. Essas associações são:
Associação de Defesa Etno Ambiental
Associação Beiradeiro
Jovens com uma Missão
Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia
Associação dos Seringueiros de Rondônia
Assim, um total de 18 conselheiros titulares e 18 suplentes foram escolhidos, com nove representantes do Poder Executivo e nove representantes de entidades não-governamentais da sociedade civil que possuem atuação em âmbito Estadual. Esses representantes atuarão ativamente na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no estado de Rondônia durante o biênio 2023/2025, fortalecendo assim a luta por um futuro mais digno, seguro para nossas gerações mais jovens e na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.