Nos dias 23 e 24 de março, ocorreu a Segunda Reunião de Planejamento do Acampamento da Juventude no assentamento 14 de agosto, localizado no município de Ariquemes, Estado de Rondônia. O evento reuniu representantes de diversos movimentos sociais e organizações, incluindo CPT, IPER, MAB, MMC, MPA e MST, todos integrantes da VIA CAMPESINA. Eles definiram o lema do Acampamento da Juventude, que ficou assim: “Juventude da Amazônia em luta por terra e soberania popular”. O acampamento ocorrerá entre os dias 4 e 7 de julho de 2024.
O objetivo central da reunião foi discutir e planejar a organização do Acampamento da Juventude Camponesa. Durante as deliberações, os movimentos e organizações também apresentaram novos membros que irão compor as equipes de trabalho do evento.
O acampamento será um espaço dedicado à juventude camponesa do estado, proporcionando estudos sobre temas relevantes, como direitos humanos, realidade agrária, questões sociais e políticas. Além disso, o evento oferecerá momentos de diversão, rodas de conversa, saraus e noites culturais, com o objetivo de demonstrar a luta e a resistência enfrentadas pelos movimentos. A iniciativa visa também atrair mais jovens rondonienses para interagir e dialogar sobre essas importantes questões.