Seminário de Construção de Convergências Amazônicas: Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica

Durante os dias 21, 22 e 23, Francisco de Assis (Chicão) participou do Seminário de Construção de Convergências Amazônicas, representando o Instituto Pe. Ezequiel Ramin – IPER e contribuindo com a discussão sobre a incidência política da Agroecologia na Amazônia. O evento ocorreu em São Luís, Maranhão.

No Seminário, estiveram presentes representantes dos nove estados que compõem a região amazônica: Acre (AC), Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), Amazonas (AM), Pará (PA), Amapá (AP), Roraima (RR), Maranhão (MA) e Tocantins (TO). Do estado de Rondônia, Chicão esteve representando o IPER e a Rede Terra Sem Males, Leila Denise também esteve presente, representando a Via Campesina. Essa diversidade de participantes enriqueceu os debates, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Durante os três dias do evento, a programação abordou diversos aspectos cruciais relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento na Amazônia. Isso incluiu apresentações sobre as atividades da Articulação Nacional de Agroecologia – Ana Amazônia. Além disso, foram realizadas análises da conjuntura nacional, destacando os desafios e oportunidades em cada Estado. Houve a identificação de pontos em comum entre os estados amazônicos, visando a construção de convergências para promover o desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, os participantes conversaram sobre a organização da Cúpula dos Povos que acontecerá durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

Um tema de alta relevância discutido no seminário foi a desigualdade socioambiental que afeta principalmente as comunidades marginalizadas, como pessoas negras, indígenas e pobres. Este assunto teve grande repercussão recentemente nas redes sociais após ser mencionado pela ministra Anielle Franco ao comentar a tragédia da chuva no Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade de identificar e reafirmar os casos de racismo ambiental na região amazônica.

Os participantes tiveram a oportunidade de colaborar com ideias inspiradoras para a construção de convergências. Durante a atividade, também foram discutidas e encaminhadas estratégias para fortalecer o abastecimento alimentar na região, a partir da apresentação da parceria entre a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Ana Amazônia. Por fim, com diálogo construtivo e colaborativo entre os participantes, essa diversidade de assuntos discutidos durante o seminário visou encontrar soluções integradas para os desafios enfrentados na região amazônica, encerrando o evento de forma reflexiva e com encaminhamentos para o próximo período.