Seminário discute as violações e os direitos das crianças e adolescentes em São Miguel do Guaporé

Com intuito de ampliar a discussão sobre as violações e os direitos das crianças e adolescentes no município de São Miguel do Guaporé, é que nos dias 12 e 13 de abril de 2022, o Instituto Padre Ezequiel Ramin, através da área de Crianças e Adolescentes, em conjunto com o CMDCA, realizou o seminário que fortalece a luta pelos direitos e defesa deste público nos grupos acompanhados.

Entre os temas trabalhados na programação do seminário, houve o momento de estudo sobre a Lei da Escuta Especializada, sendo uma política de proteção à criança e ao adolescente que estabelece os procedimentos do atendimento intersetorial. Nesta perspectiva, várias orientações foram faladas para os participantes de como assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência, os procedimentos necessários para a superação das consequências da violação sofrida.

O seminário, dar continuidade ao objetivo do FÓRUM Estadual sobre violação dos direitos das crianças e adolescentes que aconteceu no mês de outubro de 2021. Ambas atividades, são espaços criados pelo instituto que discute este tema auxiliando na preparação de pessoas para atuar contra as violações e pelos direitos de crianças e adolescentes.

Tendo em vista que no período da pandemia aumentou os casos de violações, como: abandono, negligência, conflitos familiares, convivência com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, além de todas as formas de violência (física, sexual e psicológica), o IPER se coloca à disposição neste período para proporcionar a formação e orientação de pessoas que se depara com casos de violações.

#criançaeadolescente

#escutaespecializada

#iperamazonia