No dia 10 de fevereiro, o Instituto Pe. Ezequiel Ramin – IPER realizou o Seminário em Políticas Públicas em Ji-Paraná, abordando questões cruciais para o avanço do acesso às políticas públicas no Estado de Rondônia. O evento, que contou com a participação presencial e virtual de assessorias e representantes da comunidade, teve como objetivo principal promover um diálogo construtivo sobre como melhorar o acesso dos cidadãos a serviços essenciais.
Dentre os participantes, destacaram-se Edi Semeão do Carmo, Presidente do Conselho de Saúde de Ji-Paraná, o senhor Jacinto Dias, assessor jurídico que trouxeram elementos sobre o acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde. Lucimar Teixeira, representante da Pastoral da Saúde da Diocese de Ji-Paraná, contribuiu para o debate abordando o acesso às práticas de Saúde Integrativa Popular Comunitária, além de discutir os desafios enfrentados nesse âmbito dentro do SUS.
Outro destaque do evento foi a participação de Ana Paula Morais dos Santos, assistente social, que trouxe uma perspectiva fundamental ao abordar a Proteção Integral e o papel da Família Acolhedora. Sua contribuição enriqueceu o debate com apresentação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora que está em funcionamento no município de Ji-Paraná e sobre formas de garantir o acesso amplo e equitativo às políticas públicas, especialmente aquelas voltadas para a proteção das famílias mais vulneráveis.
O Seminário em Políticas Públicas em Ji-Paraná representou, portanto, um importante passo na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados no acesso às políticas públicas em Rondônia. O IPER visa com a realização desta atividade, fortalecer as ações que estão sendo desenvolvidas junto aos grupos acompanhados e parceiros no Estado. A diversidade de perspectivas apresentadas e o engajamento da comunidade demonstram um compromisso conjunto em promover mudanças positivas e inclusivas em prol do bem-estar de todos os cidadãos do estado.