Seminário sobre saúde integrativa e agroecologia foi sucesso no município de Santa Luzia-RO

O IPER no início do mês de junho (03), realizou o primeiro Seminário Temático saúde integrativa popular comunitária e agroecologia do regional Zona Mata. O evento aconteceu no Centro de Formação Comunitário, município de Santa Luzia e envolveu participantes dos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte, Alto Alegre dos Parecis, Presidente Médici e teve a participação de mais de 30 pessoas.

A atividade teve início com café, mística, oração, animação e apresentação da programação do dia, e em seguida o orientador educacional Aldo Paixão fez a explanação dos temas a serem estudados. Primeiro foi feito o breve histórico da homeopatia; após, ele trouxe elementos sobre o uso da homeopatia na saúde humana, animal, vegetal e solo; depois, houve o momento da apresentação dos casos e dos resultados obtidos.

Esse momento foi enriquecedor, pois, os participantes partilharam suas experiências e tiraram dúvidas sobre o tema discutido.  Por fim, houve a orientação de como fazer, guardar e cuidar dos preparados. Além da parte teórica, os participantes foram envolvidos com exercícios da produção dos preparados. Na oportunidade, alguns agricultores já se comprometeram a iniciar as práticas imediatamente.

A realização do seminário neste regional, fortalece as ações que estão sendo desenvolvidas pelas famílias camponesas agroecológicas, que estão fazendo a transição para agroecologia e fazendo o uso dos preparados homeopáticos. Além de incentivar aqueles que são adeptos a ideia, mas, que ainda não tiveram oportunidade de conhecer as práticas.

Os seminários realizados pelo IPER, tem por objetivo discutir as experiências e os desafios encontrados no processo de produção agroecológica, desde o manejo do solo, até o cuidado com plantas, animais e o ambiente, além das técnicas e os recursos naturais da saúde Integrativa, que são utilizados na produção.