As visitas de assessoramento técnico e social de agroecologia e saúde, desta vez, aconteceram no Assentamento Palmares, município de Nova União, na última quinta-feira (26/01). As visitas são atividades e ações diretas que possibilita o diálogo com famílias e grupos nos municípios em que o Instituto Pe. Ezequiel Ramin – IPER tem atuação. Tem por objetivo a organização e medição da evolução do desenvolvimento das atividades e do alcance dos efeitos do projeto. Neste caso, foi o momento para dialogar sobre as farmácias vivas, centro de saúde e sobre apicultura.
O uso de fitoterápicos, além de ser uma possibilidade de baixo custo, faz parte da cultura das pessoas que obteve conhecimento transmitido pelos avós e pais, bem como, através do incentivo do Projeto Pe. Ezequiel e Pastoral de Saúde há mais de 30 anos no Estado de Rondônia. Neste sentido, o instituto está junto aos grupos, buscando identificar a viabilidade de implantação da Farmácia Viva (horto comunitário), a estruturação de espaço para atendimentos básicos da saúde integrativa e fortalecer as ações dos/as camponeses/as apicultores/as, que criam abelhas sem ou com ferrão.
Cresce o uso de ervas medicinais e consumo de mel pelas famílias camponesas e dos grupos acompanhados pelo IPER. Nestes últimos três anos, os formandos do curso saúde integrativa popular plantaram, colheram e fizeram preparados de plantas, os de agroecologia implementaram inúmeras práticas de manejo sustentáveis, biofertilizantes, cultivaram e consumiram alimentos sem venenos, cuidou e preservou a flora e fauna. Agora chegou a hora, de fortalecer essas ações e aperfeiçoar os resultados.